pdf

Voltar para Indice das Leis

LEI Nº  1.677, DE 30 DE OUTUBRO DE 2019.

Denomina Estrada Armin Büttenbender uma Estrada Municipal.

         

O PREFEITO MUNICIPAL DE BROCHIER, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 61, inciso IV, da Lei Orgânica do Município.
Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

                       

Art. 1º  A Estrada que parte à direita, sentido centro/interior, após o final do perímetro urbano da Rua Dona Ledi Fauth, Povoado de Vila Progresso, e segue em direção à localidade de Batinga Norte, até a intersecção que parte para Água Fria e Batinga Norte, em frente a Sociedade Cruzeiro, passa a denominar-se ESTRADA ARMIN BÜTTENBENDER.

                       

Art. 2º  Integra a presente Lei, independente de transcrição, o mapa de localização da referida rua, a certidão de óbito e o histórico do homenageado.

                       

Art. 3º  Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

                       

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE BROCHIER, 30 DE OUTUBRO DE 2019.

 

Registre-se, e Publique-se:
Data Supra.

 

CLAURO JOSIR DE CARVALHO
Prefeito Municipal

 

EVANDRO CARLOS PEREIRA
Secretário Municipal Administração e Fazenda

 

 

Histórico de Armin Büttenbender

 

Armin Büttenbender, nasceu no dia 05 de outubro de 1920, em Brochier, na época Segundo Distrito de Montenegro, hoje Município de Brochier. Filho de Vicente Guilherme Büttenbender, agricultor, nascido em 02 de novembro de 1895, e de Wilma Büttenbender, doméstica, nascida em 21 de setembro de 1898.
Armin, casou-se com Olinda Führ, nascida em 31 de dezembro de 1922, também do Município de Brochier, doméstica, filha de Emílio Führ, agricultor, nascido em 01 de agosto de 1895, e de Adolina Vilina Führ, doméstica, nascida em 08 de setembro de 1898, em 17 de julho de 1943, em Brochier. O casamento foi oficializado no Registro Civil pelo Senhor Arnaldo Kochemborger, tendo como testemunhas os Senhores Hary Büttenbender e Osvaldo Führ.
O casal teve seis filhos: Edite Welter, Rui Büttenbender, Auri Büttenbender, Rudi Büttenbender, Laidi Kerber e Clari Büttenbender, entre 13 netos e também 13 bisnetos.
Armin Büttenbender, morador de Batinga Norte, além de agricultor ainda auxiliava voluntariamente a comunidade Católica, tendo como função cobrar o dízimo da Igreja Católica, nas localidades de Arroio Fuzil, Batinga Norte, Linha Tigre, Chapadão, Água Fria entre outras, fazendo todos esses trajetos a cavalo.
Armin, era integrante do Coral Aliança de Brochier, desde os tempos de solteiro e permaneceu como cantor até o final de sua vida. Também foi Presidente da Igreja Católica São João Batista e Presidente da CPM da Escola Augusto Oscar Kunrath, hoje a Biblioteca Pública Municipal.
Muito importante destacar que Armin, ajudou a fazer a estrada, juntamente com os demais vizinhos, a qual se refere o presente projeto de denominação.
Armin Büttenbender faleceu em 30 de novembro de 1993, no Hospital São João, na cidade de Brochier, aos 73 anos de idade.